Cidade - Jornal S'Passo, o melhor jornal de Itaúna, na banca e na internet! http://www.jornalspasso.com.br Thu, 26 Apr 2018 11:54:56 -0300 Joomla! - Open Source Content Management pt-br Comarca de Itaúna é contemplada com ampliação do trâmite de inquéritos criminais http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/3900-comarca-de-itauna-e-contemplada-com-ampliacao-do-tramite-de-inqueritos-criminais http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/3900-comarca-de-itauna-e-contemplada-com-ampliacao-do-tramite-de-inqueritos-criminais

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais assinou nesta quarta-feira, 04, a ampliação da tramitação de inquéritos policiais. E, a Comarca de Itaúna está entre as 236 do estado contempladas com a medida, que, adotada em parceria com o Ministério Público e a Polícia Civil, garantirá o fluxo abreviado dos processos. Os procedimentos ficarão sob a guarda do Foro apenas quando houver necessidade de intervenção.

A proposta visa dar agilidade ao andamento de investigações criminais e aumentar a integração, pois, reduz as idas e vindas entre as instituições que compõem o sistema. Depois de registrados e distribuídos no TJMG, os autos retornarão à Polícia ou à Promotoria e serão encaminhados ao Judiciário apenas em casos de novas denúncias, queixas, requerimentos ou representações. Antes,  as ações demandavam a interferência de um juiz, mesmo que não tivesse sido formulado requerimento ou representação que exigisse a atuação do magistrado.

Apesar dos números positivos já contabilizados com o projeto-piloto, lançado em março de 2017, em diversas comarcas mineiras, simultaneamente, Itaúna pode ter dificuldades para alcançar os resultados projetados pelo Tribunal de Justiça. Um dos motivos, o quadro deficitário da Polícia Civil, especialmente em relação à quantidade de investigadores e delegados.

 

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cidade Mon, 09 Apr 2018 17:37:26 -0300
Concessionária resolve pendência com a Supram e anuncia retomada da passarela em até 30 dias http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/3895-concessionaria-resolve-pendencia-com-a-supram-e-anuncia-retomada-da-passarela-em-ate-30-dias http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/3895-concessionaria-resolve-pendencia-com-a-supram-e-anuncia-retomada-da-passarela-em-ate-30-dias Concessionária resolve pendência com a Supram e anuncia retomada da passarela em até 30 dias

Na edição de sábado, 31, o JORNAL S’PASSO mostrou a situação dos moradores da região do Piaguassu, que continuam a enfrentar riscos para atravessar a MG-050, entre os veículos que passam pela rodovia, porque a instalação da passarela, prometida pela concessionária, ainda não foi concluída. A maior parte da estrutura está pronta,  porém, falta a parte de acesso à Várzea, devido a algumas árvores, que não podem ser cortadas sem a autorização da Superintendência Regional de Regularização Ambiental – Supram. 

Na Secretaria Municipal de Regulação Urbana, a reportagem foi informada, por meio da Gerência de Proteção ao Meio Ambiente, que a AB Nascentes das Gerais ainda não havia formalizado, junto ao setor,  o pedido para retirada das espécies. “A empresa firmou com a Superintendência Regional de Meio Ambiente um Termo de Ajustamento de Conduta. A Supram é o órgão licenciador. Toda e qualquer supressão de vegetação tem que ser vinculada ao licenciamento ambiental da empresa. É uma questão jurídica e procedimental, portanto o município deixa de  ser o órgão autorizativo, nesses casos”, explicou um dos técnicos do departamento em Itaúna, Antônio de Moraes Lopes Júnior.

Nesta quarta-feira, 04, a empresa responsável pela manutenção da estrada entrou em contato com a reportagem, para informar que a pendência foi solucionada. Assim, conforme o cronograma apresentado, a implantação da rampa e escada da travessia elevada de pedestres será retomada em até 30 dias.   A assessoria da concessionária também ressaltou que as intervenções ficaram paralisadas em razão das restrições ambientais existentes no trecho. 

O JORNAL S’PASSO teve acesso à licença ambiental em favor da AB Nascentes das Gerais, emitida pela Supram, no mesmo dia e com validade até abril de 2028. A passarela na altura do Km 84 da MG-050 é reivindicada há aproximadamente cinco anos pelas comunidades circunvizinhas. A execução do projeto começou em fevereiro. 

Os moradores do Piaguassu, principalmente, cobram com frequência a benfeitoria, pois precisam utilizar vários serviços na Várzea da Olaria e no Padre Eustáquio, como atendimentos na área de saúde e educação.

 

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cidade Mon, 09 Apr 2018 17:18:08 -0300
Prefeitura inicia processo para revitalizar e aumentar segurança no Parque do Três Marias http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/3842-prefeitura-inicia-processo-para-revitalizar-e-aumentar-seguranca-no-parque-do-tres-marias http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/3842-prefeitura-inicia-processo-para-revitalizar-e-aumentar-seguranca-no-parque-do-tres-marias Prefeitura inicia processo para revitalizar e aumentar segurança no Parque do Três Marias

Reclamações sobre os problemas estruturais do Parque Ecológico Professora Maria Ivolina Gonçalves, no bairro Três Marias, têm sido constantes e ganharam destaque mais uma vez neste semanário, na última edição, na sessão S´PASSO BAIRRO A BAIRRO. A comunidade pede melhorias em relação à manutenção do espaço, limpeza e aumento da segurança.

Depois de ouvir as cobranças, veiculadas no sábado, 24, a reportagem entrou em contato com a administração municipal, para verificar quais medidas serão tomadas para atender à demanda apontada pela população. A informação obtida foi de que a Prefeitura já abriu um processo licitatório para contratar empresa que assumirá o pacote de obras, incluindo a completa revitalização do local.

As gerências de Meio Ambiente e de Projetos definiram as intervenções e acompanharão a execução. “As reivindicações serão atendidas. Ficou estabelecida a criação de portaria para controle de acesso, a recuperação dos alambrados no entorno e implantação de postes altos, em pontos que não têm iluminação adequada”, explica o secretário de Regulação Urbana, Paulo de Tarso Nogueira.

Ainda de acordo com o gestor, o contrato contemplará a instalação de novos brinquedos, mais adequados ao parquinho, uma vez que os antigos, de madeira, estão bastante danificados. O Parque Ecológico do Três Marias ganhará uma academia ao ar livre, solicitação feita há tempos pelos moradores da região. Estão definidas também renovação da pintura e piso, além de reformas nas paredes, banheiros e da sala destinada a eventos e reuniões. A previsão é de que a licitação esteja concluída até maio e, a partir de então, as obras poderão ser iniciadas. A expectativa da Prefeitura é de entregar as melhorias no início do segundo semestre.

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cidade Mon, 02 Apr 2018 09:36:54 -0300
Pane deixa cidade sem energia elétrica por 15 minutos http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/3841-pane-deixa-cidade-sem-energia-eletrica-por-15-minutos http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/3841-pane-deixa-cidade-sem-energia-eletrica-por-15-minutos

Itaúna foi uma das 31 cidades mineiras que ficaram sem luz por aproximadamente 15 minutos na tarde de quarta-feira, 21. De acordo com informações confirmadas pela Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig – o problema afetou também outras regiões do país. Em nota, o Operador Nacional do Sistema – NOS – comunicou que, "uma perturbação causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados no Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total naquele momento".

Segundo a Cemig, "a rede que atende aos consumidores no estado foi afetada, nesta tarde, pelo acionamento do Esquema Regional de Alívio de Carga do SIN, sob a gestão do ONS, provocando perda de carga e consequente interrupção parcial do fornecimento”. O desligamento foi às 15h48, com o restabelecimento dos serviços, por determinação da esfera superior, a partir das 15h52. A estatal afirmou que dez minutos depois todos os clientes já contavam com a energia. 

De acordo com o ONS, órgão responsável pela coordenação e controle da operação das usinas e do sistema de transmissão do país, as causas que originaram a falha estão sendo apuradas.

 

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cidade Tue, 27 Mar 2018 13:14:20 -0300
Vereador Gleisinho anuncia recursos para asfalto em duas ruas no Piedade http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/3835-vereador-gleisinho-anuncia-recursos-para-asfalto-em-duas-ruas-no-piedade http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/3835-vereador-gleisinho-anuncia-recursos-para-asfalto-em-duas-ruas-no-piedade

O vereador Gleison Fernandes de Faria, o Gleisinho, anunciou esta semana que Itaúna receberá verba para pavimentação asfáltica nas ruas rio Negro e Caetés, no bairro Piedade. De acordo com o parlamentar, os recursos são provenientes de emenda do deputado federal Eduardo Barbosa. “Graças ao pedido feito por mim, ele destinou R$ 260 mil para asfaltamento das vias”, comemorou Gleisinho. 

 

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cidade Tue, 27 Mar 2018 13:08:37 -0300
Moradores querem instalação de academia ao ar livre http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/3829-moradores-querem-instalacao-de-academia-ao-ar-livre http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/3829-moradores-querem-instalacao-de-academia-ao-ar-livre Moradores querem instalação de academia ao ar livre

Vários bairros de Itaúna receberam academias ao ar livre nos últimos anos. E os equipamentos para a prática de exercícios físicos em praças e parques caiu no gosto da população. Uma das solicitações mais ouvidas pela reportagem ao percorrer as diversas regiões da cidade é referente à instalação desses aparelhos em espaços públicos. No Cidade Nova não foi diferente. Nesta semana, moradores citaram o exemplo do Morada Nova, já contemplado, e afirmaram que também cobraram o benefício.  

 

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cidade Mon, 26 Mar 2018 18:02:23 -0300
Giordane propõe audiência pública para debate sobre projeto que regulamenta uso de calçadas por estabelecimentos comerciais http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/3820-giordane-propoe-audiencia-publica-para-debate-sobre-projeto-que-regulamenta-uso-de-calcadas-por-estabelecimentos-comerciais http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/3820-giordane-propoe-audiencia-publica-para-debate-sobre-projeto-que-regulamenta-uso-de-calcadas-por-estabelecimentos-comerciais Giordane propõe audiência pública para debate sobre projeto que regulamenta uso de calçadas por estabelecimentos comerciais

O projeto de lei que visa a regulamentação do uso de espaços públicos por bares e restaurantes, para a colocação de mesas e cadeiras, de autoria do vereador Lacimar Cezário, o “Três”, levou a antiga polêmica para o plenário da Câmara, durante a reunião dos vereadores na semana passada, conforme já publicado pelo JORNAL S´PASSO. A proposição acabou recebendo pedido de vistas do vice-presidente do Legislativo Giordane Alberto de Carvalho, sob a justificativa de que há necessidade de mais tempo para análise do texto, antes que o mesmo seja colocado em votação.  

Ao solicitar o adiamento das discussões, Giordane Alberto frisou que a matéria é delicada e tem que ser avaliada com bom senso, a partir do diálogo com os comerciantes e membros da sociedade civil. Ele defende que sejam garantidos o trânsito dos pedestres e a acessibilidade das pessoas com deficiência, sem prejuízos aos empreendedores, com limitações exageradas para a utilização dos passeios. 

A preocupação do parlamentar, segundo as explicações, é de que isso gere fechamento de pontos, demissões e, consequentemente, impactos na economia local. 

Em conversa com a reportagem, o vereador ressaltou que é preciso muita cautela em relação ao projeto de lei. O vice-presidente da Câmara se reuniu com o secretário de Regulação Urbana, Paulo de Tarso Nogueira, em busca de esclarecimentos sobre a regulamentação e pediu um parecer da Procuradoria do Legislativo. Giordane ainda propôs a realização de uma audiência pública, para que o tema seja debatido entre todos os interessados. 

 “Mesmo que particularmente não frequente os bares da cidade, eu não acho razoável que nós vereadores aprovemos um projeto de lei que prejudique os comerciantes, donos de bares e restaurantes. E, ao mesmo tempo, precisamos defender os direitos dos transeuntes, principalmente das pessoas com necessidades especiais. Por isso, nós temos que discutir com calma”, falou. De acordo com o vereador, o assunto será tratado em reunião com os empresários do segmento, na próxima segunda-feira, 26. 

 

Prática na mira do Ministério Público 

Ainda em janeiro, o JORNAL S´PASSO publicou matéria acerca das cobranças do Ministério Público em relação aos abusos dos proprietários de estabelecimentos no uso das calçadas para acomodação de clientes. Na época, o órgão havia encaminhado ofício à Secretaria de Regulação Urbana, responsável por vistoriar e notificar os comerciantes que descumprem a legislação. Providências pela regularização já vinham sendo tomadas pelo setor de Fiscalização, para coibir os excessos, conforme informado à reportagem.  

De acordo com o Código de Posturas do Município, os passeios não podem ser usados de forma que isso prejudique a passagem. O artigo 266 da lei municipal estabelece que: “É proibido embargar ou impedir, por qualquer meio, o livre trânsito de pedestres ou veículos nas ruas, praças, passeios, estradas e caminhos públicos, exceto para efeito de obras públicas ou quando exigências de segurança determinarem”. 

Em vários pontos da região central da cidade, a saída para quem quer se deslocar de um lugar para outro é circular entre veículos, por causa da ocupação das calçadas por mesas e cadeiras. Há casos em que até mesmo partes das vias públicas são utilizadas como extensão dos bares e restaurantes, principalmente na avenida Jove Soares, ocupando as vagas destinadas a estacionamento.  

 

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cidade Mon, 26 Mar 2018 17:20:16 -0300
Bairros e comunidade rural ganham equipamentos para academias ao ar livre http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/3792-bairros-e-comunidade-rural-ganham-equipamentos-para-academias-ao-ar-livre http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/3792-bairros-e-comunidade-rural-ganham-equipamentos-para-academias-ao-ar-livre

Por intermédio dos vereadores Gláucia Santiago e Silvano Gomes, três novas academias serão instaladas na cidade: uma no Murilo Gonçalves, uma no Itaunense e outra no Córrego do Soldado. Os equipamentos foram conseguidos junto ao Estado, e, firmado o convênio entre a Prefeitura e o governo de Minas Gerais, a vereadora contou que buscará os aparelhos, junto com o colega de plenário. 

Durante a sessão ordinária da Câmara nesta semana, a vereadora aproveitou ainda para anunciar uma reunião com a alta cúpula do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais – DEER/MG.  “Vamos tratar questões das rodovias que cortam Itaúna, como exemplo, a duplicação da MG-050, iluminação e acesso a bairros” esclareceu.

 

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cidade Mon, 19 Mar 2018 09:38:11 -0300
Lote vago abandonado em Santanense expõe vizinhança a vários riscos http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/3781-lote-vago-abandonado-em-santanense-expoe-vizinhanca-a-varios-riscos http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/3781-lote-vago-abandonado-em-santanense-expoe-vizinhanca-a-varios-riscos Lote vago abandonado em Santanense expõe vizinhança a vários riscos

Um terreno localizado em Santanense, na esquina entre as ruas José Leal e José Amâncio, na altura do número 213, tem deixado preocupados os moradores das imediações. O problema apontado pela comunidade é que o lote está abandonado, repleto de mato, lixo e entulho. A vizinhança vive em risco, já que o ambiente é propício para a proliferação do Aedes aegypti, causador da Dengue, Zika vírus, Chikungunya e Febre Amarela em área urbana, além de criadouro de animais peçonhentos. 

De acordo com relatos feitos pela reportagem, o imóvel pertencia a um morador do bairro, que faleceu. O bem ficou para a irmã dele, que não realiza a limpeza há pelo menos quatro anos. Agentes de combate a endemias estiveram no local nas últimas semanas e alertaram a proprietária, que, no entanto, nada fez a respeito. 

 “Nós entramos em contato com a Prefeitura várias vezes, em períodos diferentes, mas não obtivemos resposta. Se o Município notificou a responsável não sei dizer, mas, o problema não foi resolvido e, pelo contrário, a situação só piora”, comentou uma vizinha.  

A limpeza de terrenos é obrigação exclusivamente do dono, que, em caso de descumprimento, é autuado. A Prefeitura pode até fazer a capina, mas as despesas decorrentes do serviço são repassadas ao infrator. O JORNAL S´PASSO entrou em contato com a Gerência Municipal de Fiscalização e Posturas, sendo informada de que as vistorias em Santanense, Residencial e Parque Jardim estão na programação para abril, com reforço das ações por meio de mutirão. O trabalho é executado dessa forma anualmente e, em 2017, foram averiguados, na região, 42 lotes vagos, dos quais, 17 em conformidade com a lei e os demais com algum tipo de infração, como sujeira, ausência de calçada e de cercamento frontal. 

O setor informou ainda que notifica os proprietários sempre que identifica inconformidades. Denúncias podem ser feitas pela Ouvidoria, pelo telefone 0800 283 5156. 

 

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cidade Mon, 12 Mar 2018 11:43:49 -0300
Prefeitura anuncia liberação de recursos pela Caixa para asfaltamento no Lourdes http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/3777-prefeitura-anuncia-liberacao-de-recursos-pela-caixa-para-asfaltamento-no-lourdes http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cidade/item/3777-prefeitura-anuncia-liberacao-de-recursos-pela-caixa-para-asfaltamento-no-lourdes

A Caixa Econômica Federal liberou nesta terça-feira, 06, a abertura de processo licitatório, pela Prefeitura, voltado à contratação de empresa para pavimentação asfáltica no bairro de Lourdes. As obras serão viabilizadas por recursos oriundos de emenda parlamentar. O montante destinado ao asfaltamento, incluindo o valor garantido pela União e a contrapartida do Município, soma 375.893,79. 

A administração anunciou que deu início aos procedimentos para a abertura da concorrência. O edital para a seleção da empresa que ficará responsável pelas obras será lançado em breve, assim como o cronograma. De acordo com nota encaminhada à imprensa pela Gerência de Comunicação, o convênio entre a Prefeitura e o governo federal, com o objetivo de viabilizar as melhorias nas vias do bairro de Lourdes, estava parado desde 2016. As informações são de que no início de 2017, a atual administração retomou o processo e solucionou as pendências, possibilitando a chegada da verba, neste ano.

Durante a última reunião do Legislativo, o líder do prefeito Neider Moreira na Casa, Hudson Bernardes, afirmou que não há descompromisso do Executivo em relação ao atendimento às exigências para a liberação de recursos dos governos estadual e federal.  O parlamentar também lembrou outros convênios, que, segundo ele, estão em situação regular junto aos órgãos responsáveis pela liberação das verbas, várias delas, retidas desde 2016. 

 

Academias ao ar livre

A Prefeitura informou que aguarda ainda, do governo de Minas Gerais, o termo de doação de equipamentos para a instalação de três academias ao ar livre na cidade. O cadastro para a aquisição dos aparelhos, solicitados à Secretaria de Estado de Esportes e destinados à cidade por intermédio da vereadora Gláucia Santiago, foi feito em 23 de fevereiro, logo que a administração municipal recebeu o comunicado sobre a doação dos mesmos. Em 1º de março, o Setor de Convênios fez consulta sobre o andamento da análise dos documentos que estão na base técnica para a avaliação, conforme o posicionamento do departamento responsável pela liberação, apresentado pela administração municipal nesta semana. 

 

Expansão do Distrito Industrial

A Prefeitura divulgou, no início de 2017, a elaboração de projetos para a expansão do Distrito Industrial, com foco no fomento da economia local, a partir da atração de novas empresas e, consequentemente, do aumento da geração de emprego e renda. Nesse sentido, uma das obras essenciais é a duplicação da ponte que dá acesso àquela área, já que há necessidade de melhoria das condições para escoamento da produção.  Uma verba parlamentar, que garante a destinação de vigas já foi aprovada e o convênio assinado em 29 de dezembro passado.  De acordo informações da administração municipal, a documentação técnica e o termo de doação do material pelo Estado estão encaminhados. 

 

Pavimentação no Córrego do Soldado

O Estado destinou também, por meio de emendas parlamentares, cerca de R$ 140 mil para calçamento de vias no povoado de Córrego do Soldado. O atraso para a chegada dos recursos à cidade foi alvo de questionamentos na Câmara. A resposta da Prefeitura é de que a verba foi liberada no fim de 2017 e o projeto entregue pelo Município precisou passar por adequações e está quase pronto para reenvio. 

 

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cidade Mon, 12 Mar 2018 11:36:01 -0300