Cultura - Jornal S'Passo, o melhor jornal de Itaúna, na banca e na internet! http://www.jornalspasso.com.br Sat, 20 Jan 2018 07:55:50 -0300 Joomla! - Open Source Content Management pt-br Usina de Sonhos apresenta espetáculo de balé no teatro da UIT http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3649-usina-de-sonhos-apresenta-espetaculo-de-bale-no-teatro-da-uit http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3649-usina-de-sonhos-apresenta-espetaculo-de-bale-no-teatro-da-uit

 

 

Na próxima segunda-feira, 18, alunos da Associação Cultural Projeto Usina de Sonhos estarão no palco com “O Circo – Espetáculo de Balé”. O espetáculo, que conta também com a participação das bailarinas da Fundação de Proteção a Maternidade e Infância Casa Nossa, é produzido por Bel Abreu e tem direção artística, coreografias e coordenação da professora Luciana De Marco. 

A apresentação será no Grande Teatro da Universidade de Itaúna, a partir das 20 horas, e os ingressos podem ser retirados na sede da entidade, que fica na rua Doutor Alcides Gonçalves, 1.500, bairro Santanense. Mais informações pelo telefone 3249-1505.

 

 

 

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cultura Mon, 18 Dec 2017 08:49:14 -0300
Festival leva “Obra Prima, Pinturas Memoráveis” ao Sílvio de Mattos http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3648-festival-leva-obra-prima-pinturas-memoraveis-ao-silvio-de-mattos http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3648-festival-leva-obra-prima-pinturas-memoraveis-ao-silvio-de-mattos

 

O Teatro Sílvio de Mattos recebe mais uma etapa da mostra de fim de ano realizada pelo Centro de Dança Zélia de Paula Machado. Neste sábado, 16, e domingo, 17, cerca de 100 alunos, na faixa etária a partir dos sete anos, entrarão em cena, com a programação do Festival Juvenil, idealizado pela diretora da escola, bailarina e professora Heloísa Corradi.

As duas sessões do espetáculo “Obra Prima, Pinturas Memoráveis” terão início às 20 horas. A montagem celebra grandes pintores de toda a história da humanidade, como Leonardo Da Vinci, Vincent Van Gogh, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Edgar Degas, entre outros.  Os ingressos custam R$ 20 e podem ser adquiridos na rua Antônio Corradi, 128, Centro.  

 

 

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cultura Mon, 18 Dec 2017 08:48:43 -0300
Companhia O Trem traz versão diferente da história de Chapeuzinho Vermelho à cidade http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3647-companhia-o-trem-traz-versao-diferente-da-historia-de-chapeuzinho-vermelho-a-cidade http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3647-companhia-o-trem-traz-versao-diferente-da-historia-de-chapeuzinho-vermelho-a-cidade

 

Todos já conhecem a história de Chapeuzinho Vermelho e as aventuras vividas pela garotinha que sai de casa para visitar a avó e acaba encontrando o Lobo Mau no caminho. Esses personagens fazem parte de um clássico da literatura infantil. Mas, que tal, entender melhor os fatos e saber o ponto de vista dos envolvidos no caso? 

Essa é a proposta da Companhia O Trem, que chega à cidade com a nova versão, que irá apresentar no Teatro Vânia Campos, neste sábado, 16, e domingo, 17. A entrada é gratuita e os ingressos, limitados de acordo com a lotação, podem ser retirados a partir das 15h30, na bilheteria. 

Na releitura feita pela trupe, todos os que compõem a narrativa querem ser inocentes ou heróis. Com música e muita criatividade, os atores se revezam em todos os papéis, levando ao palco temas e discussões da contemporaneidade. 

Chapeuzinho Vermelho é o quinto espetáculo do grupo, que vem se especializando em obras para crianças desde 2006. Os integrantes da trupe afirmam que a cada trabalho, eles mergulham em uma pesquisa diferente, estabelecendo parcerias com profissionais que atuam com técnicas diversas. 

Todos os textos infantis da trupe foram escritos pela mesma dramaturga. A proposta da Companhia O Trem é apresentar o mundo aos pequenos de forma lúdica, razão pela qual busca sempre incluir reflexões e valores importantes em todas as peças. 

 

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cultura Mon, 18 Dec 2017 08:45:53 -0300
Gerente de Cultura garante que obra de restauração do Museu será iniciada em breve http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3645-gerente-de-cultura-garante-que-obra-de-restauracao-do-museu-sera-iniciada-em-breve http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3645-gerente-de-cultura-garante-que-obra-de-restauracao-do-museu-sera-iniciada-em-breve Gerente de Cultura garante que obra de restauração do Museu será iniciada em breve

 

Na edição de sábado, 09, o JORNAL S’PASSO abordou, mais uma vez, a situação do Museu Municipal Francisco Manoel Franco, que não é aberto ao público há cerca de três anos e motivou também de uma ação ajuizada pelo Ministério Público contra a Prefeitura, na gestão passada. Esta semana, o gerente de Cutura, Sérgio Machado, se manifestou a respeito do assunto e falou sobre os motivos do atraso das obras de revitalização do espaço, cobradas por grande parte da população, e, principalmente, por moradores da Praça da Estação. 

De acordo com Sérgio Machado, o projeto para a reforma foi apresentado no início de 2017. "Realmente, nessa estamos devendo. E falo em relação à administração pública como um todo, pois acabamos responsáveis pelos problemas que herdamos. O local está fechado desde 2014, nesse tempo acumulou poeira e deu margem ao crescimento de um ambiente tóxico no seu entorno, com drogas e prostituição", comentou. 

O gestor afirmou ainda que, desde que a atual administração assumiu, o trabalho "de recuperação do tempo perdido" começou, com elaboração do planejamento para as obras, que, segundo ele, poderia até ter sido executado. "Entretanto, o Conselho de Patrimônio solicitou modificações e aí tudo atrasou. Mas há males que vem para bem. Das discussões no Conselho, saiu uma concepção de museu que temos certeza, será um sucesso! Um museu receptivo para o público infantil, dinâmico, e que será atraente e renovado o ano inteiro”, disse Sérgio Machado. 

O gerente de Cultura disse também que algumas ações dependem da mudança climática para serem realizadas e que os trabalhos para preservação do patrimônio histórico já começaram. “Um dos pontos frágeis do edifício é o telhado e só será possível restaurá-lo depois das chuvas, por isso a impressão é de que tudo está parado, mas não está! Estamos retirando o acervo do prédio e levando para um local seguro e com excelentes condições ambientais, para protegê-lo, catalogar e restaurar o que for necessário. Em breve iremos apresentá-lo à população. Tudo está sendo feito com muito cuidado”, garantiu.

Sérgio falou ainda que serão analisados projetos também para a Praça João Pessoa. “Não podemos nos esquecer da Praça da Estação, que terá um papel central no novo museu e que tem problemas sociais agudos. Realizamos diversos estudos, e vamos discuti-los num fórum ampliado, com a participação da comunidade e envolvendo as instituições afins. Enfim, estamos lançando um olhar profundo sobre aquele que é o nosso espaço histórico mais bonito e um dos mais importantes”, concluiu.

 

 

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cultura Mon, 18 Dec 2017 08:41:46 -0300
Projeto Sesi no Palco leva Saulo Laranjeira ao Vânia Campos http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3573-projeto-sesi-no-palco-leva-saulo-laranjeira-ao-vania-campos http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3573-projeto-sesi-no-palco-leva-saulo-laranjeira-ao-vania-campos Projeto Sesi no Palco leva Saulo Laranjeira ao Vânia Campos

 

A comemoração dos 30 anos do programa Arrumação, do menestrel Saulo Laranjeira, em Itaúna, será em grande estilo. O artista estará em cartaz amanhã, 26, no Teatro Vânia Campos, em turnê do projeto Sesi no Palco, executado pelo Serviço Social da Indústria, com a proposta de ampliar o acesso à cultura nos principais pólos e cidades industriais de Minas Gerais. O espetáculo terá participações especiais de Maria Helena Corgozinho, Laisa Coelho e a dupla Fábio Meller & Ralfe Souza. A apresentação começa às 19 horas e a entrada, que é gratuita, deve ser retirada na bilheteria, com 60 minutos de antecedência. 

 

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cultura Mon, 27 Nov 2017 09:07:15 -0300
Público itaunense aprova novidade e lota cinema na inauguração do empreendimento http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3538-publico-itaunense-aprova-novidade-e-lota-cinema-na-inauguracao-do-empreendimento http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3538-publico-itaunense-aprova-novidade-e-lota-cinema-na-inauguracao-do-empreendimento Público itaunense aprova novidade e lota cinema na inauguração do empreendimento

 

Após anos de expectativa, o cinema de Itaúna foi inaugurado na quarta-feira, 15, feriado pelo Dia da Proclamação da República. O público itaunense, que já vinha demonstrando ansiedade para que o empreendimento começasse a funcionar, aprovou a novidade e compareceu em peso. Grandes filas se formaram para todas as sessões, no primeiro dia de operação do Cine Ritz na cidade, com exibições dos sucessos de bilheteria “Thor – Ragnarok”, em 3D, “Pica-Pau”, em 2D, e o lançamento “Liga da Justiça”. 

O cinema foi inaugurado oficialmente na terça-feira, 14, em solenidade realizada para as autoridades e representantes da imprensa. “Estamos entregando três salas modernas para Itaúna, a cidade merece. Esperamos que a população desfrute desse ambiente”, comentou o gerente da unidade, Euglacir Menezes.

 

 

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cultura Mon, 20 Nov 2017 09:01:30 -0300
Espetáculo Cela 8 volta ao palco do Teatro Sílvio de Mattos amanhã http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3533-espetaculo-cela-8-volta-ao-palco-do-teatro-silvio-de-mattos-amanha http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3533-espetaculo-cela-8-volta-ao-palco-do-teatro-silvio-de-mattos-amanha Espetáculo Cela 8 volta  ao palco do Teatro Sílvio de Mattos amanhã

 

Os alunos da oficina de artes cênicas do Departamento de Cultura retornam ao palco amanhã, 19, com a peça “Cela 8 - Uma Vida por Trás das Grades”. A montagem aborda as histórias de presidiárias, as experiências vivenciadas por elas fora da cadeia e a forma como ingressaram no mundo da criminalidade.

“A nossa proposta é fazer com que as pessoas reflitam a respeito da condição das personagens que colocaremos em cena. E queremos emocionar o público com esses casos”, comenta o instrutor da oficina e ator, Filipe Côrrea. A apresentação terá início às 20 horas. Os ingressos, que custam R$ 10, podem ser adquiridos na praça Dr. Augusto Gonçalves, 96, Centro. 

 

 

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cultura Mon, 20 Nov 2017 08:36:33 -0300
Associação Comunitária do Jadir Marinho promove feira livre neste sábado http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3532-associacao-comunitaria-do-jadir-marinho-promove-feira-livre-neste-sabado http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3532-associacao-comunitaria-do-jadir-marinho-promove-feira-livre-neste-sabado

 

Promover um dia de interação e lazer para a população, além de ajudar dezenas de pessoas com oportunidade para aumento da renda familiar. Essa é a proposta da Associação Comunitária Desportiva Regional dos Bairros Jadir Marinho de Faria, Centenário e Santa Mônica, que realiza, neste sábado, 18, uma feira livre, com barracas de alimentação e artesanato. Na programação estão também apresentações musicais.

O presidente da entidade, Aristides Antônio, ressalta que a iniciativa, além de movimentar a região, com uma opção saudável de diversão para a comunidade, contribui com os produtores, criando um espaço para a exposição e venda dos produtos. “Estamos muito otimistas e queremos dar continuidade a esse trabalho. Estão todos convidados a participar conosco desse projeto”, afirma o líder comunitário. A feira livre será na praça principal do bairro Jadir Marinho, das 08h às 12 horas.

 

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cultura Mon, 20 Nov 2017 08:35:34 -0300
Lançamento de mais um coletivo de artes reforça cenário cultural independente na cidade http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3512-lancamento-de-mais-um-coletivo-de-artes-reforca-cenario-cultural-independente-na-cidade http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3512-lancamento-de-mais-um-coletivo-de-artes-reforca-cenario-cultural-independente-na-cidade Lançamento de mais um coletivo de artes reforça cenário cultural independente na cidade

 

O trabalho de jovens ligados ao movimento cultural da cidade tem contribuído para a inclusão de Itaúna no cenário da música independente em toda a região. A cidade vem se destacando há algum tempo, devido à atuação de grupos como Coletivo Punho Cerrado, A Cidade Conversa e Black Stone 037. Artistas de várias regiões já passaram pelo município, ampliando o acesso da população às mais diversas manifestações, muitas vezes, com apresentações gratuitas, em espaços públicos, como a Praça Doutor Augusto Gonçalves. 

Os projetos não se restringem a música. Artes visuais, cênicas e assuntos sociais estão presentes nos eventos. E, mais uma iniciativa acaba de chegar com a proposta de fortalecer a cena local. Trata-se da Ipê Amarelo Produtora, idealizada com foco, principalmente, no empoderamento feminino. 

A proposta começou a ser desenvolvida no início deste ano, mas, ganhou força a partir de setembro. A ideia é agir em colaboração com vários grupos e vertentes a fim de propagar o som de bandas ou cantores e instrumentistas em carreira-solo,  tanto locais quanto de outros cantos do país. 

Lançada oficialmente no mês passado, a Ipê Amarelo divulgou nesta semana o próximo evento que irá realizar. Está programada para o próximo sábado, 18, intervenção com os grupos Chico de Barro, do Rio de Janeiro,  e Pata, de Belo Horizonte. Pela primeira vez em Itaúna, a banda carioca  apresentará o álbum “Nogueira”, composto por uma mistura de gêneros musicais, desde uma revisitada da Bossa Nova à MPB com a mescla do Indie. Já os músicos da capital mineira divulgarão o disco “Wild and Cabeluda”. Com influências de punk e do grunge, os artistas têm o objetivo de transmitir uma sonoridade agressiva e letras questionadoras. A discotecagem fica a cargo do também belorizontino, DJ Peixota. Mais informações em  https://www.facebook.com/events/1154742697991096. 

 

 

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cultura Mon, 13 Nov 2017 09:29:20 -0300
Após anos de espera, população de Itaúna ganha cinema na próxima quarta-feira http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3511-apos-anos-de-espera-populacao-de-itauna-ganha-cinema-na-proxima-quarta-feira http://www.jornalspasso.com.br/noticias/cultura/item/3511-apos-anos-de-espera-populacao-de-itauna-ganha-cinema-na-proxima-quarta-feira Após anos de espera, população de Itaúna ganha cinema na próxima quarta-feira

 

Os amantes da Sétima Arte já podem comemorar: está quase tudo pronto para a inauguração do cinema de Itaúna. Em entrevista ao JORNAL S´PASSO nesta semana, o gerente, Euglacir Menezes, confirmou que a sessão de estreia, para convidados, foi marcada para a terça-feira, 14. A partir do dia seguinte, feriado da Proclamação da República, 15 de novembro, o espaço será aberto ao público, com exibições, nos próximos dias, dos filmes  “Thor: Ragnrok”, em 3D, “Pica-Pau” e o lançamento “A Liga da Justiça”. 

A chegada do empreendimento é a realização de um sonho antigo de grande parte da população itaunense, que até o momento precisa se deslocar para cidades vizinhas se quiser assistir às produções diretamente na telona. O Cine Itaúna tem à frente o empresário Alexandre Canteruccio, do grupo Cine Ritz, que tem unidades no Shopping Pátio Divinópolis e em diversos municípios não só em Minas Gerais, como também em São Paulo e no Espírito Santo. 

O cinema conta com três salas modernas e climatizadas, sendo uma delas para exibição em terceira dimensão – 3D. A capacidade total é de 530 espectadores. Por semana devem ficar em cartaz cinco obras cinematográficas. O espaço receberá ainda pré-estreias e lançamentos simultaneamente com as principais capitais do país. Por meio do Projeto Escola, diretores de instituições de ensino da cidade poderão agendar sessões em horários diferenciados, com preços reduzidos, para que as crianças se familiarizem desde cedo com a Sétima Arte. 

Segundo o gerente, Euglacir Menezes, as informações detalhadas dos horários de funcionamento e preços dos ingressos serão divulgadas  neste sábado, 11.  A previsão, anteriormente, era de que a unidade fosse inaugurada em 26 de outubro, mas a data foi adiada devido a questões técnicas. 

 

 

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Cultura Mon, 13 Nov 2017 08:35:52 -0300