Educação - Jornal S'Passo, o melhor jornal de Itaúna, na banca e na internet! http://www.jornalspasso.com.br Sat, 20 Jan 2018 07:37:26 -0300 Joomla! - Open Source Content Management pt-br Estudantes das comunidades rurais conhecem trabalho socioambiental desenvolvido pelo Sindimei http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/3608-estudantes-das-comunidades-rurais-conhecem-trabalho-socioambiental-desenvolvido-pelo-sindimei http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/3608-estudantes-das-comunidades-rurais-conhecem-trabalho-socioambiental-desenvolvido-pelo-sindimei

 

No mês de novembro, foi a vez de as crianças da zona rural de Itaúna conhecerem um pouco do trabalho realizado no Centro de Educação Ambiental do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Itaúna – Sindimei. Representando e defendendo os interesses dos associados, a entidade promove diversas ações voltadas à conscientização sobre a importância da sustentabilidade. A proposta é contribuir para o desenvolvimento do município e, ao mesmo tempo, ajudar a proteger e preservar o Meio Ambiente. Para apresentar esse projeto e incentivar a população a atuar de maneira semelhante, foi criado o Programa de Interação com a Comunidade – PIC.

Em mais uma série de atividades, no último dia 10, os alunos das escolas municipais João Nogueira Penido, Ismael de Souza Arruda e Dolores Nogueira, localizadas nos povoados de Campos, Carneiros e São José de Pedras, visitaram e aprenderam um pouco sobre o funcionamento do Depósito de Resíduos Industriais Tarcísio Cardoso de Sousa, situado na Fazenda Campo de Fora, em Três Barras. Estiveram presentes 31 estudantes e quatro professores.

Já na sexta-feira, 24, a entidade recebeu a meninada das instituições de ensino João Luís de Souza, Modestino Francisco Rabelo e José Antunes Ribeiro. Essa etapa contou com 43 participantes, da Barragem, Vista Alegre e Córrego do Soldado.

Nas duas edições, os estudantes conheceram um pouco da história do Sindimei, participaram de ações de conscientização ambiental e de oficina de artes plásticas, com nanquim e giz de cera, ministrada pelo professor, Levy Vargas, da Associação Usina dos Sonhos.

“Saímos de lá muito encantados com o projeto executado pelo Sindimei, com seu objetivo, com o espaço e toda a estrutura. 

O depósito que eles têm e o trabalho desenvolvido eram desconhecidos por nós, e acredito que muitas pessoas ainda não conheçam. Ficamos fascinados em saber que uma entidade empresarial da cidade tenha essa preocupação de preservar o Meio Ambiente”, comentou a professora Rosângela Alves Rodrigues, da Escola Municipal Antunes Ribeiro, do Córrego do Soldado. Ainda segundo a educadora, a visita ao Centro de Educação Ambiental do Sindimei animou os alunos e resultou em uma atividade sobre a visita. “O pessoal propôs um concurso de redação a respeito do que os meninos e meninas vivenciaram e eles estão bastante empolgados em produzir o texto”, completou Rosângela.

O gerente do Sindimei, Erivelton dos Santos, ressaltou que a iniciativa de interação com a comunidade é importante para mostrar que em Itaúna e região as indústrias de fundição realizam as atividades de forma sustentável, direcionando os resíduos - areia descartada  do processo de produção - para local adequado. “São atendidas todas as normas ambientais. Com as crianças e adolescentes, esse trabalho de educação ambiental é ainda mais relevante, uma vez que serão eles os responsáveis pelas ações no futuro”, comentou o gestor.

Para o presidente do Sindimei, Hyrguer Costa, o PIC é um belo projeto que a entidade tem realizado, agora com a participação e parceria da Secretaria de Educação e Cultura. "Continuaremos a trabalhar para que essa iniciativa perdure. Queremos continuar a gerar resultados tão significativos na vida desses estudantes", destacou Hyrguer.

Só no segundo semestre de 2017, participaram do programa 13 escolas da rede municipal de ensino, o Projeto Aquarela e os alunos do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Pitágoras, campus de Divinópolis.  

 

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webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Educação Mon, 04 Dec 2017 08:34:50 -0300
Escola Estadual João Dornas Filho é vencedora do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/3605-escola-estadual-joao-dornas-filho-e-vencedora-do-premio-arcelormittal-de-meio-ambiente http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/3605-escola-estadual-joao-dornas-filho-e-vencedora-do-premio-arcelormittal-de-meio-ambiente Escola Estadual João Dornas Filho é vencedora do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente

 

A Escola Estadual João Dornas Filho venceu a categoria local do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente. A iniciativa convida professores e estudantes a um olhar crítico para o que está mais perto, como o município, a escola e a casa, com foco no desenvolvimento de estudos voltados para a realidade da comunidade onde estão inseridos. 

Este ano, o tema proposto foi “Meio Ambiente e Ciência: A Energia na Minha Cidade”. O projeto da Escola João Dornas, realizado pelos alunos do Tempo Integral, teve orientação das professoras Cíntia Gonçalves Campos, Marci Emília e Tânia Morais. 

“A temática  trouxe a oportunidade de dar continuidade e enriquecer as experiências iniciadas em 2016, assim como de descobrir novas questões motivadoras”, comenta a educadora Cíntia Gonçalves Campos. 

A instituição de ensino escolheu a energia eólica como base de pesquisa. A ideia partiu de uma brincadeira no pátio, em que os estudantes usavam cataventos e perguntaram se o vento era mesmo capaz de gerar energia. Foi usado somente material reciclado. À frente da unidade educacional estão a diretora Arilda Luciene de Oliveira Corradi e a vice, Simone Paranhos. 

 

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webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Educação Mon, 04 Dec 2017 08:30:28 -0300
Três escolas públicas de Itaúna conquistam selo “Excelência com Equidade” em nível nacional http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/3567-tres-escolas-publicas-de-itauna-conquistam-selo-excelencia-com-equidade-em-nivel-nacional http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/3567-tres-escolas-publicas-de-itauna-conquistam-selo-excelencia-com-equidade-em-nivel-nacional

 

Itaúna garantiu lugar de destaque em mapeamento inédito realizado pela Fundação Lemann, em parceria com o Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo e o Itaú BBA. O estudo apresentou as instituições de ensino com os melhores resultados do Brasil em relação ao nível de conhecimentos dos alunos. E a cidade aparece na lista com três unidades educacionais: a Escola Estadual do Bairro São Geraldo e E.E. Manoel da Costa Rezende e a Escola Municipal Dr. Lincoln Nogueira Machado. Os educandários foram contemplados com o selo “Excelência em Equidade” e estão entre os 46 mais bem avaliados de todo o estado de Minas Gerais. 

A categoria aponta as instituições com bom nível de desempenho nas avaliações externas, sendo a pesquisa embasada na performance dos estudantes da primeira etapa do ensino fundamental nos testes de Língua Portuguesa e Matemática. A classificação de “Excelência com Equidade” é a confirmação de que as crianças matriculadas na educação básica têm um aprendizado de qualidade. O objetivo do levantamento é identificar as escolas públicas que alcançar sucesso, atendendo a meninos e meninas de baixo nível socioeconômico, e o que fazem para conseguir isso. 

A avaliação constata que entre as instituições que se destacam são adotadas práticas importantes, como a clareza dos objetivos, o acompanhamento contínuo, o uso de dados para embasamento das ações pedagógicas, além da criação de ambiente agradável e propício. Também são pontuados como fatores essenciais para garantia de bons resultados a comunicação aberta e transparente, o respeito e apoio ao professor, o comprometimento da equipe e o suporte da comunidade, principalmente dos pais. 

O mapeamento foi dividido em três categorias, sendo “Excelência com Equidade” a primeira e mais importante. As outras duas são “Destaque Regional” e “Bom Percurso”, e apontam, respectivamente, escolas que estão avançando, mas ainda não chegaram a um patamar alto e as melhores por microrregião, que atingiram o mínimo em nível nacional nos indicadores de aprendizagem. 

“O estudo ressalta os esforços em promover e melhorar o aprendizado dos alunos e mostra que é possível criar novos caminhos para um ensino de qualidade”, aponta a assessora de educação do Itaú BBA, Ana Inoue. 

A superintendente do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo, Isabel Aché Pillar, complementa: “Precisamos estudar a fundo quais aspectos garantem o sucesso dos estudantes da rede pública de ensino”.

 

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webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Educação Mon, 27 Nov 2017 08:35:24 -0300
Escolas de Tempo Integral expõem trabalhos na Praça http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/3531-escolas-de-tempo-integral-expoem-trabalhos-na-praca http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/3531-escolas-de-tempo-integral-expoem-trabalhos-na-praca

 

A partir das 09 horas, deste sábado, 18, será realizada a 1ª Mostra das Escolas Municipais do Tempo Integral. A exposição, na praça Doutor Augusto Gonçalves, próximo à fonte luminosa, conta com a participação de oito instituições de ensino, que apresentarão o trabalho desenvolvido com os alunos inscritos no programa.  Haverá também oficinas de canto e coral, capoeira, hip hop, música/percussão e taekwondo, além de pintura facial, instruções sobre arte em balões e serviços de esfoliação de mãos. 

A Escola Tempo Integral atende mais de 1.150 estudantes com capacitações em áreas variadas, acompanhamento pedagógico e alimentação balanceada, no contraturno escolar. O trabalho é mantido com recursos próprios da Prefeitura, uma vez que o Município não foi inscrito, em 2016, no “Mais Educação”, por meio do qual o governo federal libera as verbas destinadas à merenda e compra de materiais.

 

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webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Educação Mon, 20 Nov 2017 08:35:05 -0300
Município sedia Conferência Territorial da Educação http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/3516-municipio-sedia-conferencia-territorial-da-educacao http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/3516-municipio-sedia-conferencia-territorial-da-educacao

 

Lançada em setembro, a Conferência de Educação de Minas Gerais tem como objetivo a união de esforços em torno da construção de um sistema que integre as ações dos municípios e do estado. A reunião está marcada para o período de 22 a 25 de março de 2018, mas, até dezembro serão realizadas as etapas municipais e territoriais. Itaúna está confirmada pelo Executivo mineiro como sede de um desses encontros, conforme cronograma publicado em www.educacao.mg.gov.br. A  cidade receberá o seminário no próximo dia 25. 

A iniciativa é encabeçada pelo Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais, entidade que reúne instituições de ensino, gestores públicos e sociedade civil, entre elas a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. A proposta é colocar em debate os oito eixos que compõem o documento para as conferências Nacional e Popular. Minas Gerais pretende acrescentar um nono tema após as discussões regionais.

Entre os pontos fundamentais em pauta, a construção do sistema e de um projeto pedagógico integrado; o financiamento da Educação; a redistribuição do ICMS para a área, com a finalidade de ampliação do atendimento no nível municipal, em especial no ensino infantil; a gestão democrática, reafirmando o ideário de participação na gestão que os conselhos municipais representam; e a reafirmação do princípio da liberdade de aprender, de ensinar e da pesquisa.

A Conferência pretende mobilizar a sociedade mineira para intensificar o monitoramento do Plano Nacional de Educação – PNE - propondo melhorias às políticas nacional, estadual e municipal. O PNE foi aprovado em 2014, com 20 metas para o setor em todo país e prazo para cumprimento até 2024.

 

 

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webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Educação Mon, 13 Nov 2017 09:34:35 -0300
Sindimei leva conscientização ambiental a cerca de 200 alunos da rede municipal de Educação http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/3484-sindimei-leva-conscientizacao-ambiental-a-cerca-de-200-alunos-da-rede-municipal-de-educacao http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/3484-sindimei-leva-conscientizacao-ambiental-a-cerca-de-200-alunos-da-rede-municipal-de-educacao Sindimei leva conscientização ambiental a cerca de 200 alunos da rede municipal de Educação

 

No mês das crianças, alunos de quatro escolas do ensino fundamental estiveram no Centro de Educação Ambiental do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Itaúna – Sindimei. Esses estudantes conheceram um pouco do trabalho desenvolvido pela entidade para a conscientização sobre a coleta seletiva e outras questões relacionadas ao Meio Ambiente. 

As visitas foram realizadas por meio do Programa de Interação com a Comunidade – PIC –, que é executado pelo Sindimei. A iniciativa apresenta aos participantes o funcionamento do Depósito de Resíduos Industriais Tarcísio Cardoso de Sousa, situado na Fazenda Campo de Fora, em Três Barras, na zona rural. O objetivo é abrir as portas do empreendimento para diversos públicos.  

Só este ano, mais de 560 pessoas já participaram do PIC, entre pré-adolescentes, universitários e professores. Em outubro, alunos das escolas municipais “Dona Cota”, “Dr. Lincoln Nogueira Machado”, “Dona Maria Augusta de Faria” e “Souza Moreira” foram ao Centro de Educação Ambiental do Sindimei. Nesse período, as atividades envolveram 205 pessoas. As últimas edições tiveram como destaque a participação ativa do artista plástico e professor Levy Vargas, do Projeto Usina de Sonhos, que ministrou oficinas de arte durante. 

História de Sucesso

O Sindimei é uma entidade de classe representativa, sem fins lucrativos, que atua em defesa dos legítimos interesses do setor metalomecânico, contando sempre com o apoio dos empresários que compartilham o espírito e os valores do associativismo.

Entre os principais serviços e projetos desenvolvidos para os associados, em parceria com as entidades integrantes do Centro de Desenvolvimento Econômico e Social – CDE -, estão assessoria jurídica, programas de saúde e segurança do trabalho, seguro de vida em grupo e departamento de educação e desenvolvimento. 

O Sindimei ainda lidera, na base territorial, o processo de negociação coletiva trabalhista. A instituição foi fundada em 18 de abril de 1990 e é filiada à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - Fiemg. A atuação da entidade abrange os municípios de Itaúna, Mateus Leme e Itatiaiuçu.

 

 

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webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Educação Mon, 06 Nov 2017 08:44:59 -0300
Pesquisas realizadas em escolas de Itaúna são apresentadas em congresso de Matemática no Peru http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/3429-pesquisas-realizadas-em-escolas-de-itauna-sao-apresentadas-em-congresso-de-matematica-no-peru http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/3429-pesquisas-realizadas-em-escolas-de-itauna-sao-apresentadas-em-congresso-de-matematica-no-peru Pesquisas realizadas em escolas de Itaúna são apresentadas em congresso de Matemática no Peru

 

 

A itaunense Daniela Alves da Silveira Moura, especialista em Cálculo pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG - e mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG, desenvolve junto aos alunos da Faculdade de Pará de Minas – Fapam - um trabalho de iniciação científica que já resultou em artigos publicados e apresentações em congressos estaduais, nacionais e até internacionais. As pesquisas realizadas deram origem a projetos acadêmicos que envolveram estudantes de Itaúna e outras cidades da região. 

Uma das temáticas abordadas pelos universitários é de suma importância para o campo educacional, por tratar de análise sobre a forma como determinados estímulos podem facilitar o processo de aprendizagem da Matemática por crianças com Síndrome de Down. O estudo, que evidenciou a necessidade de aprofundamento das teorias acerca do tema, contou com acompanhamento de  alunos de três municípios. Um deles, matriculado na rede privada, em estabelecimento de ensino local. 

Outro artigo, também produzido com base em uma instituição particular de Itaúna, apresenta abordagem qualitativa, visando compreender as dificuldades enfrentadas com a disciplina, em “situações-problema”, que envolvem estruturas do campo aditivo e multiplicativo. Além disso, foi investigado como os estudantes desenvolvem e registram conhecimentos. 

O terceiro trabalho culminou no encontro entre os freqüentadores de uma  escola na aldeia Pataxó, em Itapecerica, da Escola Estadual Dona Judith Gonçalves e do Colégio Cenecista Educare, como parte de um projeto multicultural.

“Buscamos parcerias com a rede estadual e privada, em Itaúna, Igaratinga, Itapecerica, Papagaios e Pará de Minas. Tivemos grande apoio do Colégio Cenecista Educare e da Escola Estadual Dona Judith Gonçalves, que acolheram a ideia e a parceria com a Fapam, cujo suporte também foi extremamente importante, em especial, a ajuda do diretor-geral, Ruperto Benjamin Cabanellas Vega e do vice-diretor, Marcus Vinícius Barbosa de Araújo”, comentou Daniela. 

A partir do desenvolvimento das pesquisas, os acadêmicos de Matemática já participaram do Encontro Mineiro de Educação Matemática – Emem/2015 -, na Universidade Federal de São João Del Rei; e do Encontro Nacional de Educação Matemática – Enem/2016 -, na Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo. No mês de agosto, eles estiveram na Universidade de Lima, no Peru, para a Reunião Latino Americana de Matemática Educativa – Relme  -, o congresso mais importante da América Latina na área. 

“Foi uma grande experiência, com ganhos incomensuráveis. Participar de um evento educacional em âmbito internacional trouxe para mim e para meus alunos troca de conhecimento e aprendizagem, tal como uma lente, ampliando novos horizontes, rompendo barreiras culturais e proporcionando novas amizades”, relatou a docente.

Segundo a professora, que também leciona no Colégio Cenecista Educare e na Escola Estadual Dona Judith Gonçalves, os estudantes da Fapam, que estão hoje no oitavo período do curso, se envolveram com a iniciativa quando estavam ainda no quarto semestre. Foram três linhas de pesquisa, que culminaram nos artigos “Crianças com Síndrome de Down: concepções sobre o ensino da Matemática”; “Teoria dos campos conceituais: uma análise do primórdio do ensino a formação docente”; e “Etnomatemática indígena: compreensão cultural e acadêmica”. 

“Todos os trabalhos feitos em campo, com a colaboração das instituições parceiras e subsídio de projeto com a aldeia Pataxó, comunidade Muã Mimatxi, no município de Itapecerica”, ressaltou Daniela Alves da Silveira Moura. 

 

 

 

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webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Educação Wed, 25 Oct 2017 14:19:16 -0300
Pesquisa em parceria com a Universidade de Itaúna está em programa de mestrado e doutorado da Fiemg http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/3387-pesquisa-em-parceria-com-a-universidade-de-itauna-esta-em-programa-de-mestrado-e-doutorado-da-fiemg http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/3387-pesquisa-em-parceria-com-a-universidade-de-itauna-esta-em-programa-de-mestrado-e-doutorado-da-fiemg

 

 

 

 

Há dez anos, foi iniciada na cidade uma importante pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias voltadas para a cadeia produtiva de biodiesel, a partir de óleos vegetais descartados. O trabalho, realizado pela BChem Biocombustíveis, em parceria com a Universidade de Itaúna, ganhou projeção em todo o país e repercutiu até no exterior, com apresentações em feiras científicas e premiações.

No último dia 27, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Fiemg – divulgou os nomes dos quatro projetos acadêmicos selecionados para a primeira edição do Programa Acelera Mestrado e Doutorado, iniciativa viabilizada com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Sedectes. A BChem Biocombustíveis está entre os contemplados, ao lado da NuResp, Pharmaview e Probiofull.

Os pesquisadores ligados à Universidade de Itaúna buscam, com o produto final, elevar a sustentabilidade técnico-econômico-ambiental, por meio de reatores específicos. E, nos próximos seis meses, vão passar por capacitações com profissionais do ecossistema de Minas Gerais, além de realizar conexões com a indústria mineira e de mostrar os resultados para todo o território nacional e internacional.

Inédito no Brasil e exclusivo para equipes acadêmicas de mestrado e doutorado das universidades do Estado, o programa selecionou protótipos finalizados ou em fase de desenvolvimento final que apresentaram soluções para problemas relevantes com impactos na competitividade da economia. Foram inscritas 102 propostas.

 

 

 

 

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webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Educação Mon, 09 Oct 2017 13:53:52 -0300
Estudantes da Faculdade Pitágoras e da Escola Artur Contagem conhecem trabalho ambiental do Sindimei http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/3377-estudantes-da-faculdade-pitagoras-e-da-escola-artur-contagem-conhecem-trabalho-ambiental-do-sindimei http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/3377-estudantes-da-faculdade-pitagoras-e-da-escola-artur-contagem-conhecem-trabalho-ambiental-do-sindimei Estudantes da Faculdade Pitágoras e da Escola Artur Contagem conhecem trabalho ambiental do Sindimei

 

 

 

 

Mais duas instituições de ensino participaram do Programa de Interação com a Comunidade - PIC, promovido pelo Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Itaúna - Sindimei. A proposta da iniciativa é mostrar um pouco do trabalho realizado pela entidade, além de conscientizar as crianças e adolescentes sobre a importância da coleta seletiva e preservação do meio ambiente.

No último dia 29, foi a vez de os alunos da Escola Municipal Artur Contagem Vilaça conhecerem as atividades desenvolvidas pelo Sindimei, no Centro de Educação Ambiental. Uma ação recreativa envolveu os 83 meninos e meninas que participaram do Programa. Na ocasião, a Associação Usina dos Sonhos, através do monitor Diêgo Augusto, desenvolveu uma atividade artística com as crianças que puderam soltar a imaginação.

Já no sábado, universitários da Faculdade Pitágoras, unidade Divinópolis, esclareceram dúvidas e adquiriram conhecimentos a respeito da operação do Depósito de Resíduos Industriais Sindimei “Tarcísio Cardoso de Sousa”. Acompanhados pelos professores Sylvia Candêa e Vinicius Valim, 49 estudantes de Engenharia Ambiental, que cursam do sexto ao nono período, assistiram a uma palestra com Thiago Oliveira, da Varejo Ativo, sobre “As habilidades para o sucesso na nova era de trabalho”. 

As atividades do PIC continuam a todo vapor. Assim, o Sindimei reforça seu papel na sociedade, acreditando no poder transformador dos projetos sociais que desenvolve, sempre engajado com a proteção e o respeito ao meio ambiente.

 

 

 

 

 

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webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Educação Mon, 09 Oct 2017 11:44:12 -0300
Aplicativo do TCE vai fiscalizar qualidade do ensino nas escolas estaduais e municipais http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/3341-aplicativo-do-tce-vai-fiscalizar-qualidade-do-ensino-nas-escolas-estaduais-e-municipais http://www.jornalspasso.com.br/noticias/educacao/item/3341-aplicativo-do-tce-vai-fiscalizar-qualidade-do-ensino-nas-escolas-estaduais-e-municipais

 

 

 

 

O Tribunal de Contas de Minas Gerais – TCE/MG – lançou o projeto “Na Ponta do Lápis”. A iniciativa é composta por ações integradas, que têm como objetivo a fiscalização da qualidade da educação nas escolas públicas municipais e estaduais. O órgão já emitiu recomendações a todos os municípios mineiros. A primeira delas é para que prevejam, na elaboração dos orçamentos, verbas para implementação das ações do Plano Municipal de Educação, decorrente do Plano Nacional de Educação – PNE. A segunda orientação trata da obtenção, em situação excepcional, de recursos financeiros e tecnológicos para que possam executar uma política de educação de qualidade e conseguir realizar as metas estabelecidas. 

Para facilitar o acompanhamento da situação pelos gestores, o TCE vai disponibilizar um aplicativo, desenvolvido em parceria com o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro -TCM/RJ. A ferramenta garantirá uma visão geral da rede no Estado e nos municípios. 

A Coordenadora do “Na Ponta do Lápis”, Naila Mourthé, ressalta que “qualquer cidadão, professores, alunos e pais poderão contribuir com sugestões de melhoria para o ensino, bem como apresentar problemas encontrados nas escolas, desde a infraestrutura, a valorização e formação dos professores, à merenda escolar, dentre outros aspectos.  

 

 

 

 

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webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Educação Mon, 02 Oct 2017 09:28:08 -0300