Geral - Jornal S'Passo, o melhor jornal de Itaúna, na banca e na internet! http://www.jornalspasso.com.br Sat, 20 Jan 2018 07:36:55 -0300 Joomla! - Open Source Content Management pt-br Itaúna tem mais de 2,1 mil pessoas com direito à ID Jovem http://www.jornalspasso.com.br/noticias/geral/item/3665-itauna-tem-mais-de-2-1-mil-pessoas-com-direito-a-id-jovem http://www.jornalspasso.com.br/noticias/geral/item/3665-itauna-tem-mais-de-2-1-mil-pessoas-com-direito-a-id-jovem

 

Apesar de ainda pouco conhecida do grande público, a ID Jovem dá acesso à meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, além de descontos, ou mesmo gratuidade, em viagens interestaduais. O benefício é garantido às pessoas de baixa renda, na faixa etária entre 15 e 29 anos. O documento deve ser emitido por meio de aplicativo de celular ou pela internet.

A benfeitoria contempla os membros de famílias com vencimentos mensais de até dois salários mínimos, que estejam inscritas no Cadastro Único, do governo federal, e com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. Regulamentada em outubro de 2015, a ID Jovem se tornou realidade em dezembro de 2016, após amplo debate entre o governo federal e setores da sociedade civil, sendo disponibilizada a partir do segundo semestre de 2017.  Em Itaúna, 2.146 pessoas estão aptas a usar a ID Jovem. 

 

Passo a passo 

Para a emissão da ID Jovem é preciso ter em mãos o Número de Identificação Social – NIS -, impresso no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS e na Carteira de Trabalho. O interessado deve acessar a página do programa na internet, preencher todos os dados solicitados e gerar o cartão, cuja imagem é solicitada no momento da aquisição do bilhete ou ingresso, acompanhada de documento oficial com foto. O usuário também pode fazer o download do aplicativo, disponível para Android, iOS e Windows Phone. A partir daí, o próximo passo será informar o NIS e os dados cadastrais solicitados. Entre os benefícios garantidos pela ID Jovem está a gratuidade nas inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem. 

 

 

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Geral Mon, 18 Dec 2017 09:28:48 -0300
Copasa anuncia leilão de 104 veículos no próximo dia 20 http://www.jornalspasso.com.br/noticias/geral/item/3662-copasa-anuncia-leilao-de-104-veiculos-no-proximo-dia-20 http://www.jornalspasso.com.br/noticias/geral/item/3662-copasa-anuncia-leilao-de-104-veiculos-no-proximo-dia-20

 

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa – vai leiloar 104 veículos, na quarta-feira, 20, a partir das 10 horas. O certame será realizado na rua Mar de Espanha, 525, no bairro Santo Antônio, em Belo Horizonte. Entre os itens disponibilizados, destacam-se modelos da Fiat, como Fiorino e Strada; caminhonete S10; e Hyundai Tucson. 

Os interessados poderão fazer vistorias até terça-feira, 19, das 08h30 às 11h30 e das 13h às 16h, no Pátio da Copasa (Mutuca - BR-040, KM 550, bairro Jardim Canadá, Nova Lima). É proibido levar mochilas, capacetes, bolsas e equivalente, bem como fotografar outros lotes que não fizerem parta do edital. 

Os carros serão negociados no estado de conservação e condições em que se encontram, não cabendo qualquer reclamação posterior. O pagamento do bem arrematado deverá ser feito em 100%, com até 48 horas após a data de realização do leilão, exclusivamente por meio de boleto bancário entregue ao arrematante.

Podem participar pessoas físicas ou jurídicas, qualquer instituição ou associação, com exceção dos empregados da estatal. O prazo máximo para a retirada do automóvel contará 15 dias corridos, a partir da data do certame. O edital número 04/2017 e demais informações podem ser consultados em www.copasa.com.br. 

 

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Geral Mon, 18 Dec 2017 09:22:12 -0300
Sindimei encerra mais uma edição do Programa de Interação com a Comunidade e reforça conceito de responsabilidade social http://www.jornalspasso.com.br/noticias/geral/item/3650-sindimei-encerra-mais-uma-edicao-do-programa-de-interacao-com-a-comunidade-e-reforca-conceito-de-responsabilidade-social http://www.jornalspasso.com.br/noticias/geral/item/3650-sindimei-encerra-mais-uma-edicao-do-programa-de-interacao-com-a-comunidade-e-reforca-conceito-de-responsabilidade-social

 

As atividades do Programa de Interação com a Comunidade – PIC – 2017, promovido pelo Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Itaúna – Sindimei –, foram encerradas no último dia 08. A edição especial trabalhou as temáticas “Responsabilidade Social, Ambiental, Cultural e Educacional”, sendo planejada especialmente para a conclusão do Programa “Meu Primeiro Negócio”, desenvolvido com os alunos da Escola Estadual Professora Geralda Magela Leão de Melo.

O curso, viabilizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais – Sedectes - é oferecido em parceria com a Secretaria de Educação – SEE – e a Associação Júnior Achievement Minas Gerais. Além de comemorar dez anos, durante a 62ª edição do PIC, a Escola Professora Geralda Magela Leão de Melo apresentou os resultados e aprendizagem obtidos com a execução do projeto.

“É inestimável o valor dessa iniciativa! Além de despertar a vocação dos participantes, serve para passar uma nova cultura para nossos jovens, de buscar uma sociedade melhor, um mundo melhor para se viver, através do empreendedorismo, criar, inovar, fazer alguma coisa para o bem do próximo. Quando nossos jovens passam a pensar dessa forma, de maneira positiva, a gente começa a verificar o quão grande é um programa desses. Fazer o PIC junto com essa solenidade de formatura do Meu Primeiro Negócio” é um grande prazer e orgulho para nós do Sindimei. É muito bom contribuir para o desenvolvimento da nossa sociedade”, comentou o presidente da entidade, Hyrguer Aloísio Costa.

Os estudantes fundaram uma mini empresa, tiveram que desenvolver um produto, introduzi-lo no mercado e administrar despesas, impostos e lucros. Os alunos criaram e comercializaram um compartimento para fone de ouvido, em apenas três meses. Os tributos foram doados para a Cooperativa de Reciclagem e Trabalho Ltda – Coopert.

“O projeto possibilitou que experimentassem tudo na prática. Eles aprenderam como funciona uma mini empresa, fazendo. Para mim, como professora, também foi uma grande experiência. Tive que lidar com novas situações para poder supervisionar a meninada. Com certeza, essa vivência contribuiu muito para a formação deles”, disse Elzirene de Fátima Souza, professora e coordenadora  do "Meu Primeiro Negócio".

A iniciativa busca sensibilizar entidades, empresários e empresas para que possam ser parceiros, no intuito de levar os jovens à ideia do empreendedorismo, de obter conhecimento dos caminhos que podem trilhar. O programa tem como principal objetivo promover a cultura empreendedora entre estudantes do ensino médio de escolas estaduais. “E, proporciona aos adolescentes experiência prática em negócios, economia e gestão por meio da organização e operacionalização de empresas estudantis. Assim, os jovens terão a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho mais capacitados”, reforçou o representante da Associação Júnior Achievement Minas Gerais, Marcelo Fratezzi.

Além do encerramento do Programa “Meu Primeiro Negócio”, a última ação do PIC em 2017 contou com o grupo de música instrumental “Barroco em Palheta”, composto por Roberto Guimarães, Maurício Paulino e Geraldo Silva, que tocaram vários clássicos.  Também houve apresentação teatral da Coopert, que abordou, por meio da comédia, a importância de cuidar do Meio Ambiente. Os participantes também conheceram como funciona o depósito de resíduos industriais, estrutura, a preparação do local e o passo a passo para recebimento do material.

 

PIC

Em nove anos de funcionamento, totalizando 61 edições, o PIC contou com mais de 4.200 pessoas, com o trabalho desenvolvido junto a instituições de ensino, projetos sociais, entidades e empresas.

 

Sindimei

O Sindimei é uma entidade representativa empresarial, sem fins lucrativos, que atua em defesa dos legítimos interesses do setor metalomecânico, contando sempre com o apoio dos empresários que compartilham o espírito e os valores do associativismo.

Além do Depósito de Resíduos Industriais, o Sindimei, em parceria com o Centro de Desenvolvimento Empresaria – CDE - disponibiliza para os associados os serviços de assessoria jurídica, programas de saúde e segurança do trabalho, seguro de vida em grupo, departamento de educação e desenvolvimento entre outros.

O Sindimei ainda lidera, em sua base territorial - Itaúna, Mateus Leme e Itatiaiuçu, o processo de negociação coletiva trabalhista. A instituição foi fundada em 18 de abril de 1990 e é filiada à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Fiemg.

 

 

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Geral Mon, 18 Dec 2017 08:50:05 -0300
Fechado ao público desde 2014, Museu Municipal segue como ponto de uso de drogas http://www.jornalspasso.com.br/noticias/geral/item/3636-fechado-ao-publico-desde-2014-museu-municipal-segue-como-ponto-de-uso-de-drogas http://www.jornalspasso.com.br/noticias/geral/item/3636-fechado-ao-publico-desde-2014-museu-municipal-segue-como-ponto-de-uso-de-drogas Fechado ao público desde 2014, Museu Municipal segue como ponto de uso de drogas

 

O Museu Municipal Francisco Manoel Franco, inaugurado no dia 18 de setembro de 1992, com o propósito de manter vivos na memória da população aspectos importantes da história do crescimento e desenvolvimento de Itaúna, está fechado ao público desde 2014. Depois de servir, por mais  de duas décadas, como fonte de conhecimento para milhares de pessoas, o espaço ficou impossibilitado de receber os visitantes devido às condições estruturais precárias. 

Antes do fechamento, em 09 de maio do mesmo ano, o Ministério Público de Minas Gerais – MPMG – havia ajuizado uma ação contra o Município, cobrando a preservação do patrimônio histórico e cultural. Inicialmente, o próprio Osmando Pereira da Silva, prefeito à época, foi acionado pela Justiça a adotar as devidas providências para reparos e conservação do imóvel. A edificação faz parte, desde 2011, da lista de bens protegidos apresentados para pontuação no ICMS Cultural, programa por meio do qual são distribuídos os recursos oriundos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, destinados às ações na área. 

Anunciada pela administração em 2014, a reforma do Museu Municipal não saiu do papel. A Prefeitura chegou a apresentar, já em 2015, o projeto arquitetônico, desenvolvido pela MGTM Patrimônio Cultural e Turístico. A reportagem do JORNAL S’PASSO teve acesso a documento que diz que, antes da execução das obras, é preciso desenvolver planta estrutural, de instalações elétricas e hidrossanitárias, drenagem de águas pluviais, prevenção e combate a incêndio, plano museológico e restauração de elementos artísticos integrados.   

A MGTM ainda recomendou o planejamento urbano e paisagístico para a Praça João Pessoa e entorno, para promover a integração do logradouro com o prédio. Em 1º de fevereiro de 2017, o Departamento de Cultura, juntamente com a Secretaria de Infraestrutura e os vereadores Gláucia Santiago, Alexandre Campos e Lucinho de Santanense, se reuniram com moradores da região para discutir soluções para os problemas apontados. O governo elaborou um novo projeto, que previa até a instalação de uma cafeteria, porém, até agora não houve quaisquer intervenções efetivas. 

Uma moradora da região, que pediu para não ser identificada, por receio de retaliações e porque já teve a casa depredada em outra ocasião, disse ao JORNAL S’PASSO que a situação piora a cada dia. Segundo ela, desde 2013 a população dali vem cobrando os devidos cuidados com o Museu Municipal e o acervo que o imóvel abriga.  

“Aqui está a história de Itaúna. Os educadores traziam as crianças para conhecer como era a nossa cultura, como as coisas funcionavam. Hoje só está servindo de criadouro de bicho, rato, escorpião, dengue, virou ponto de consumo de drogas e prostituição. Cadê os defensores da cultura? Esse aqui é um local que dá para fazer muita coisa. Estão levando os itens, mas não sabemos para onde. Alguma medida tem que ser tomada com urgência. Não podemos permitir que um material tão valioso seja perdido assim”, relatou a moradora. 

A reportagem foi esta semana à Praça da Estação e verificou as condições da edificação por fora. Peças antigas, como uma cadeira datada do século XIX, estão expostas ao sol e chuva. A mangueira de incêndio também está jogada do lado de fora do prédio. Vândalos pularam a cerca e destruíram parcialmente  a cozinha e o moinho. Segundo a população, essas pessoas usam a área para o consumo de drogas.  

História 

O Museu Municipal Francisco Manoel Franco foi edificado no estilo eclético, em 1911, para abrigar a Estação Ferroviária de Itaúna e impulsionou junto da Companhia Industrial Itaunense e a Santanense, o desenvolvimento urbano e econômico do município. O ponto de embarque e desembarque dos trens funcionou no imóvel até o ano de 1986.

Em 29 de março de 1990, foi assinado um contrato com a Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima – RFFSA – para o Município utilizar o prédio. Em 1991, a Prefeitura recebeu como comodatária, a título de empréstimo uma locomotiva de fabricação “Baldwin Locomotive Works”, ano 1919. O Museu Francisco Manoel Franco foi criado pela Câmara Municipal, por meio da Lei nº. 2.570, de 18 setembro de 1992.

Em 1995 foi assinado outro convênio junto a Rede Ferroviária com o objetivo de realizar naquele espaço, projetos de natureza cultural, educacional e urbanístico, particularmente aqueles relacionados com a preservação, valorização e difusão do patrimônio da memória e das tradições ferroviárias, no âmbito do município. Para isso, o prédio recebeu uma restauração técnica, tendo em vista a importância da manutenção dos traços arquitetônicos originais. O Museu tem mais de 400 peças catalogadas no acervo.

 

 

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Geral Mon, 11 Dec 2017 08:19:37 -0300
Polícia Militar faz campanha para arrecadação de materiais escolares http://www.jornalspasso.com.br/noticias/geral/item/3628-policia-militar-faz-campanha-para-arrecadacao-de-materiais-escolares http://www.jornalspasso.com.br/noticias/geral/item/3628-policia-militar-faz-campanha-para-arrecadacao-de-materiais-escolares

 

“Educação também é prevenção”. Esse é o tema da campanha iniciada pelos batalhões pertencentes à 7ª Região da Polícia Militar com a proposta de arrecadar materiais escolares. A mobilização segue até dia 15 de dezembro e o montante recolhido será destinado às crianças carentes. A iniciativa teve como ponto de partida a constatação de que grande parte dos pequenos solicitavam, em cartinhas endereçadas ao “Papai Noel dos Correios”, em cidades do Centro-Oeste, os itens necessários para a freqüência às aulas no ano letivo de 2018. Em Itaúna, os interessados em colaborar podem encaminhar as doações ao quartel da 7ª Companhia Independente, que fica na rua Maria Lima Coutinho, 188, Graças. 

 

 

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Geral Mon, 11 Dec 2017 08:12:40 -0300
CIS-URG Oeste abre inscrições gratuitas de processo seletivo para preenchimento de vagas no Samu http://www.jornalspasso.com.br/noticias/geral/item/3627-cis-urg-oeste-abre-inscricoes-gratuitas-de-processo-seletivo-para-preenchimento-de-vagas-no-samu http://www.jornalspasso.com.br/noticias/geral/item/3627-cis-urg-oeste-abre-inscricoes-gratuitas-de-processo-seletivo-para-preenchimento-de-vagas-no-samu

 

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência – CIS-URG -, abriu inscrições para o processo seletivo simplificado com o objetivo de preencher 21 vagas. O certame visa também a formação de cadastro de reserva nos setores de assistência e administrativo. Os interessados podem ser inscrever gratuitamente até o dia 20.

A contratação deverá ser feita por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público. No departamento de administração, as oportunidades são para auxiliar de farmácia, técnico administrativo, farmacêutico e psicólogo. Já na assistência, existem opções para os cargos de condutor socorrista, técnico em enfermagem, enfermeiro e médico.

O processo seletivo simplificado referente aos dois setores terá o prazo de validade de 12 meses, a contar da data de homologação, podendo ser prorrogado por igual período. 

A inscrição pode ser presencial, no setor de Recursos Humanos do CIS-URG, situado na Praça Pedro Xisto Gontijo, 550, Centro, em Divinópolis, em dias úteis, das 08h às 12h e das 14h às 17h. O candidato TEM alternativa de preencher o formulário e enviá-lo, via Sedex, para a sede do consórcio. O resultado preliminar da primeira etapa do certame será divulgado no dia 02 de janeiro de 2018.

 

 

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Geral Mon, 11 Dec 2017 08:12:12 -0300
Codemig abre inscrições para concurso público com salários de até R$ 6,7 mil http://www.jornalspasso.com.br/noticias/geral/item/3625-codemig-abre-inscricoes-para-concurso-publico-com-salarios-de-ate-r-6-7-mil http://www.jornalspasso.com.br/noticias/geral/item/3625-codemig-abre-inscricoes-para-concurso-publico-com-salarios-de-ate-r-6-7-mil

 

Estão abertas as inscrições para o concurso público da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais – Codemig -, realizado junto à Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – Fundep -, para o preenchimento de 19 vagas de trabalho. Os interessados têm até 28 de dezembro, às 20 horas, para o cadastro, que deve ser feito on line, em www.gestaodeconcursos.com.br. As provas, em Belo Horizonte, estão previstas para 28 de janeiro.

No nível médio, há duas oportunidades, para o cargo de assistente administrativo, uma de ampla concorrência e outra destinada a pessoas com deficiência. Já no médio técnico, há uma para técnico de Tecnologia da Informação. E para os que possuem graduação superior são duas para o posto de analista de administração, sendo uma delas para deficientes. 

Os candidatos com terceiro grau poderão concorrer também às vagas para as funções de analista (de compliance, geoprocessamento, pessoal, sistemas, suprimentos e Tecnologia da Informação); arquiteto; auditor; contador; engenheiro (civil, de energia, de instalações e  orçamentista) e secretária executiva.

Os salários variam de R$ 3.116,38 a R$ 6.708,73. Além da remuneração mensal, os contratados terão os benefícios, como participação nos lucros e resultados; plano de saúde e previdência complementar, em regime de coparticipação; seguro de vida em grupo; vale-alimentação e/ou refeição; auxílio creche; auxílio educação. A jornada de trabalho para todos os cargos é de 40 horas semanais, com disponibilidade para viagens. A critério da Codemig, o empregado desenvolverá atividades diretamente em uma das subsidiárias, temporária ou definitivamente, em Belo Horizonte (sede) ou em qualquer das unidades do interior de Minas Gerais. A taxa de inscrição custa R$ 60 para os postos de níveis médio e médio técnico e de R$ 90 para as funções de nível superior. 

 

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Geral Mon, 11 Dec 2017 08:11:10 -0300
Casa do Papai Noel já desperta espírito natalino em crianças e adultos e fica aberta até dia 23 http://www.jornalspasso.com.br/noticias/geral/item/3620-casa-do-papai-noel-ja-desperta-espirito-natalino-em-criancas-e-adultos-e-fica-aberta-ate-dia-23 http://www.jornalspasso.com.br/noticias/geral/item/3620-casa-do-papai-noel-ja-desperta-espirito-natalino-em-criancas-e-adultos-e-fica-aberta-ate-dia-23 Casa do Papai Noel já desperta espírito natalino  em crianças e adultos e fica aberta até dia 23

 

Foi aberta ao público nesta sexta-feira, 1º, a Casa do Papai Noel. A atração, que já faz parte do roteiro natalino dos itaunenses, é uma iniciativa da aposentada Maria Helena Corgosinho, que há quase 20 anos encanta crianças e adultos com a iniciativa de preparar o espaço para receber o “Bom Velhinho”. A decoração realizada com muito capricho e dedicação proporciona um ambiente mágico, despertando nos visitantes o espírito de Natal.

A Casa do Papai Noel ficará disponível às visitações até 23 de dezembro, de sexta-feira a domingo, entre 19h30 e 22 horas. O ingresso para crianças custa R$ 3 e, no caso dos adultos, R$ 6. Toda a renda arrecadada será utilizada para a compra de cestas básicas, destinadas a entidades assistenciais da cidade.

“Uma das novidades de 2017 é a apresentação do coral infantil-juvenil da Usina de Sonhos no dia 15, às 20h. Todos estão convidados a prestigiar o evento, que será muito bonito e emocionante”, comentou Maria Helena, que iniciou o projeto em 2002.  A Casa do Papai Noel fica na rua Nonô Ventura, (Rua 14), número 37, no bairro de Lourdes.

 

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Geral Mon, 04 Dec 2017 08:52:49 -0300
Cemig lança edital com mais de 100 vagas em nível médio e superior http://www.jornalspasso.com.br/noticias/geral/item/3606-cemig-lanca-edital-com-mais-de-100-vagas-em-nivel-medio-e-superior http://www.jornalspasso.com.br/noticias/geral/item/3606-cemig-lanca-edital-com-mais-de-100-vagas-em-nivel-medio-e-superior

 

Foi publicado na terça-feira, 28, pela Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig – o edital de concurso público para provimento de 109 vagas na empresa. Há oportunidades com exigência de nível médio, técnico profissionalizante e universitário e os aprovados serão contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.  Os interessados deverão se inscrever entre 05 de fevereiro e 12 de março, pela internet (www.fumarc.com.br). A taxa varia de R$ 50 a R$ 130, de acordo com a função para a qual o candidato irá concorrer. Os salários vão de R$ 2.498,30 a R$ 7.965,00. O edital completo está disponível em www.cemig.com.br.

 

 

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Geral Mon, 04 Dec 2017 08:32:54 -0300
CDL entrega mil fraldas e 80 litros de leite arrecadados em palestra para entidades assistenciais http://www.jornalspasso.com.br/noticias/geral/item/3601-cdl-entrega-mil-fraldas-e-80-litros-de-leite-arrecadados-em-palestra-para-entidades-assistenciais http://www.jornalspasso.com.br/noticias/geral/item/3601-cdl-entrega-mil-fraldas-e-80-litros-de-leite-arrecadados-em-palestra-para-entidades-assistenciais CDL entrega mil fraldas e 80 litros de leite arrecadados em palestra para entidades assistenciais

 

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL -, Maurício Gonçalves Nazaré, e o diretor administrativo do Sicoob Centro-Oeste, Rogério Diniz, realizaram, no último dia 24, a entrega de mil fraldas para o Centro de Recuperação e Assistência Social Integrada – Crasi -, e a Fundação Frederico Ozanan, instituições responsáveis pelos asilos da cidade. Os materiais foram arrecadados junto aos participantes da palestra “Cenário Econômico”, com Rita Mundim, em 19 de outubro.

Outro evento realizado pela entidade, o “Seminário de Direito do Trabalho – Reforma Trabalhista”, em 09 de novembro, resultou na doação de 80 litros de leite longa vida, repassados para a Sociedade São Vicente de Paulo. A realização foi do Sindicato do Comércio Varejista de Itaúna – Sindicomércio, com apoio da CDL -, Associação Comercial e Empresarial – ACE -, Sicoob Centro-Oeste -, Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Itaúna – Sindimei –, e da Associação dos Contabilistas de Itaúna – Aconita.

 

 

]]>
webmaster@jornalspasso.com.br (Super User) Geral Mon, 04 Dec 2017 08:22:42 -0300