Segunda, 21 Agosto 2017

Sem qualquer tipo de sinalização, a entrada pela rodovia MG-431 para o bairro Veredas, construída irregularmente, deixa a população apreensiva. Os riscos aumentam à noite, tendo em vista que o trecho não possui qualquer iluminação. Vários acidentes já foram registrados no local e segundo depoimentos de moradores, a obra teve como objetivo atender vereadores.

 

 

 

 

 

 

Após pausa no período de frio, o Centro Esportivo Padre Luiz Turkenburg - CEPLT – retoma as aulas de natação a partir do dia 28 de agosto. As atividades serão promovidas nas segundas e quartas-feiras, às 07h e às 18h30 para adultos, e às 08h, 16h30 e 17h40 para o público infantil. A praça de esportes ainda contará com um horário especial para as crianças de três e quatro anos, às 09h40. Mais informações pelo telefone 3241-9223. 

 

 

 

Em 2014, um flamboyant, que encantava a todos que passavam pela pracinha entre a avenida Central e a rua Turmalina, no Padre Eustáquio, caiu, após fortes chuvas. De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura na época, a árvore  tinha aproximadamente cinco décadas e as raízes, comprometidas, se soltaram do solo. Quase três anos depois, outro exemplar da mesma espécie, no mesmo local, apresenta sinais de que também pode ir ao chão, a qualquer momento. 

Em conversa com a equipe do JORNAL S´PASSO, no início desta semana, o morador José Márcio alertou sobre a situação e lembrou o episódio anterior. “A outra caiu sozinha. Essa aqui não vai demorar muito tempo para isso, pois está completamente oca e os galhos também apresentam problemas. É um risco”, comentou. 

Procurada pela reportagem na manhã desta quinta-feira, 17, a Gerência de Meio Ambiente informou que não havia sido ainda solicitada qualquer vistoria, mas adotou providências imediatas. Técnicos estiveram no bairro Padre Eustáquio e constataram o estado fitossanitário deficiente da árvore. Medidas serão tomadas para solucionar o problema. “Após a avaliação, confirmamos a necessidade de substituição do exemplar. Além disso, verificamos que há necessidade de outras ações voltadas para a revitalização do paisagismo, o que solicitaremos ao setor responsável pela manutenção das praças”, afirmou a gerente, Aline Moura.

 

 

 

 

 

 

Enquanto moradores da rua Tumalina, no Padre Eustáquio, se preocupam com a escuridão, devido à instalação de postes somente em um lado da via, no Veredas há iluminação em um trecho em que sequer há moradores.  Só nas praças da rua João Viana, no Veredas, foram instaladas mais de 100 luminárias no ano passado pela Prefeitura. Entre os pontos contemplados, o final da via, onde ainda estão sendo construídos imóveis, deixando evidente que a instalação não foi realizada conforme as necessidades da população. 

Na rua João Viana existem quatro praças, entretanto, apesar de serem todas bem iluminadas, somente a mais antiga tem estrutura de um espaço de lazer. Para o morador Gustavo Queiroz, no final da rua poderia ser construída uma área para as crianças. 

“Os meninos improvisaram uma pista para andar de bicicleta. Acho que a Prefeitura poderia investir numa estrutura melhor para que as crianças possam ter um espaço bacana para brincar, talvez fazer também um campinho para jogarem bola. Nós estamos vendo tantos lugares receberem academias ao ar livre, aqui poderia ter também”, pediu Gustavo.

 

 

 

Após várias cobranças da população, finalmente a quadra da Praça João Augusto de Oliveira, no Padre Eustáquio, receberá melhorias. Desde 2015, o S’PASSO publicou várias vezes matérias sobre a precariedade do espaço destinado à prática de atividades físicas. Rachaduras e pintura deteriorada são os principais problemas, que pioraram bastante com o passar do tempo. 

Esta semana, a reportagem retornou ao local para verificar as condições da quadra. No local, Luiz Carlos da Silva, pintor da Secretaria Municipal de Infraestrutura e morador do bairro, jogava com o filho. De acordo com o servidor público, na próxima semana a Prefeitura inicia as intervenções na quadra, receberá, inclusive, novo alambrado, para que os usuários tenham mais conforto.   

“As tintas devem chegar nos próximos dias. E nos próximos dias eu já começo a pintar as tubulações para colocação da nova tela. Esse era um dos pedidos dos meninos, visando evitar que a bola caia nos carros ou na rua. Serão aproximadamente três metros de altura”, contou. 

Segundo Luiz, é importante realizar a restauração da quadra, que é um espaço de lazer usado por muitas crianças do bairro. “Sempre brinco com meu filho aqui e acho importante cuidar da conservação, porque a meninada precisa de lugar adequado para se divertir, tanto nas férias quanto durante a semana, fora dos horários de aulas”, comentou. 

 

 

 

 

 

O descumprimento das cláusulas contratuais pela administradora do Sistema MG-050/BR-265/BR-491, que liga Juatuba a São Sebastião do Paraíso, na divisa com o estado de São Paulo, causou mais problemas nesta semana. A questão voltou à tona nos últimos dias, depois que  o governo de Minas Gerais ameaçou, mais uma vez, romper a Parceria Público-Privada – PPP – que garantiu a concessão da estrada. 

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas – Setop – notificou novamente a concessionária devido às falhas em relação às novas datas, pactuadas em maio deste ano, com o sétimo termo aditivo firmado. Encaminhado na terça-feira, 15, o ofício comunicou o prazo de cinco dias úteis para que a empresa adotasse providências necessárias para início das intervenções no perímetro de Divinópolis. A pasta deu o prazo máximo de cinco dias para a retomada das obras. 

A Setop afirmou que suspenderia o contrato, caso as determinações não fossem cumpridas. O Estado garantiu também que tomaria medidas cabíveis para resguardar os direitos dos usuários da MG-050 em relação à qualidade dos serviços prestados. De acordo com o novo cronograma, já está atrasada a construção de nova ponte sobre o rio Pará, à esquerda da existente; assim como as interseções de acesso pelas avenidas JK e Ibirité. Também são cobrados os serviços no trecho que corta o município de Passos. 

A empresa chegou a culpar o governo de Minas Gerais e a União pelo atraso, alegando que a demora foi devido à necessidade de obtenção de licenças, junto aos órgãos estadual e federal, e imissão na tomada de posse, pelo Judiciário, das áreas que serão desapropriadas. Mas, recuou, e logo após ser ameaçada, começou a mobilizar equipes para a construção da ponte, medida adotada depois de o governador Fernando Pimentel dizer que abriria as cancelas de pedágio, caso não houvesse providências. 

No trecho que corta Mateus Leme, o trabalho foi retomado recentemente, somente depois de muitos anos de prejuízos a moradores e comerciantes e após o prefeito Júlio Fares protocolar na Justiça uma ação contra os responsáveis. 

Vereadores cobraram da administração municipal o envio à Casa do projeto de lei que cria a “Feirarte”, uma iniciativa destinada a artesãos e produtores rurais, programada para os sábados, no entorno do estádio “José Flávio de Carvalho”.  A feirinha já é tradicional e funciona como um ponto de encontro, com barracas de comidas  e bebidas. Silvano Gomes afirmou que o sindicato já tem disponíveis algumas barracas, que deverão ser utilizadas pelos associados para a venda de produtos. 

Joel Arruda, proponente da ‘Feirarte’, disse que enviou a matéria ao Executivo para evitar “vícios” de iniciativa e cobrou o encaminhamento do mesmo para apreciação da Câmara. “Esperamos em breve dar mais essa opção de lazer ao itaunense”, afirmou. 

Em reunião antecipada, devido ao Dia de Nossa Senhora do Rosário, comemorado terça-feira, 15, com feriado municipal, os representantes do Legislativo reivindicaram melhorias no trânsito e criticaram a retirada de alguns quebra-molas. Um dos redutores, na rua Santana, nas imediações da cadeia, foi removido devido a problemas estruturais, segundo o Executivo. 

Para Silvano Gomes, os dispositivos são um mal necessário. “Onde falta educação é preciso colocar sim, quebra-molas. Não respeita o idoso, a criança, as regras de trânsito, então tome quebra-molas”, bradou. Alex Arthur pediu melhor sinalização e ações para evitar os abusos dos condutores de veículos na rua Albino Santos, que liga a  cidade às comunidades rurais, na saída do bairro Garcias. De acordo com o parlamentar, motoristas transitam em alta velocidade no trecho. 

 

 

 

 

 

 

Divulgado nesta quarta-feira, 16, pelo governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes – Seesp – o Relatório dos Dados dos Índices Definitivos do ICMS Esportivo veio com boa notícia para Itaúna. O Município ocupa a 21ª posição do ranking entre os 224 avaliados. A pontuação servirá de base para a distribuição, em 2018, pelo Executivo estadual, de parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços entre as prefeituras habilitadas a receberem os recursos, destinados, principalmente às políticas públicas no setor.

Para chegar à classificação final, a equipe técnica da Seesp analisou as informações e o conjunto de documentos comprobatórios básicos e complementares dos programas e projetos cadastrados no Sistema do ICMS Esportivo até 30 de março passado. A pontuação é referente ao ano-base 2016, quando o secretário era Faiçal Filho. Coube à atual gestão inscrever os projetos e ações, com o processo do ICMS Esportivo aberto somente em 2017.

Com a meta de fazer a cidade ficar entre os 50 primeiros colocados, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer relacionou e inscreveu um grande número de iniciativas, mais de 100, desenvolvidas pela Prefeitura, entre as quais, os campeonatos de diferentes modalidades e jogos escolares. Além disso, foi pontuado o incentivo concedido aos atletas itaunenses para participação em disputas na região, em outros estados do Brasil e no exterior.

 

 

 

 

 

 

PM recupera veículos roubados

Segunda, 21 Agosto 2017 13:31

Polícia Militar recuperou um carro e uma moto nesta semana. O primeiro deles foi na manhã de terça-feira, 15, quando a equipe foi acionada a comparecer ao Centro, onde o veículo havia sido abandonado. Os militares se deslocaram até o ponto indicado, na rua Gonçalves da Guia, e se depararam com um Fiat Palio, que, conforme constatado em consulta ao sistema, tinha queixa de roubo registrada no dia anterior em Itaúna.

Já na tarde de quinta-feira, 17, os policiais realizavam patrulhamento pelo São Geraldo, quando decidiram averiguar uma denúncia relativa à motocicleta. Ao analisar os documentos, a guarnição confirmou que a mesma fora furtada na madrugada. Os policiais conseguiram encontrar o jovem de 19 anos citado como responsável pelo veículo, que segundo ele, guardava moto a pedido de dois conhecidos. O rapaz foi preso por receptação.

 

 

 

 

 

 

FACEBOOK

NOTÍCIAS

asdadasd